Exposição fotográfica ‘Retratadxs pelo Feminismo’ integra atividades do Colóquio Mulher e Sociedade

A coleção de fotos produzida pela jornalista e fotógrafa Elaine Schmitt é a principal atividade cultural que irá compor o Colóquio Mulher e Sociedade de 2015. Produzido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, o Colóquio acontece desde 2012 e procura incorporar em sua programação atividades culturais além dos painéis e apresentações de trabalhos acadêmicos.

 Publicação conjunta com o Portal Comunitário

 

Elaine conta que a coleção de fotos “Retratadxs pelo Feminismo” foi uma iniciativa sua para divulgar os trabalhos do Coletivo Feminista Mais que Amélia, de União da Vitória, que costuma fazer palestras e debates em escolas mas procurava uma forma diferente de chegar ao público. Os participantes do Coletivo posaram para os 34 retratos individualmente ou em grupo.
A fotógrafa relata que o processo produtivo contou com muita colaboração e espontaneidade dos modelos. “Com ajuda de várias pessoas, levei um refletor e em umas duas horas eu tirei todas as fotos. O pessoal chegava e eu perguntava como eles queriam posar, alguns até tiravam a roupa”.

A colaboração dos participantes do Coletivo também foi fundamental para a produção da exposição. “Conseguimos imprimir em papel couché e colamos em cartolina preta, tudo por conta própria. Ficou um trabalho mais artesanal”, conta Elaine.
Além das fotografias, cada pessoa que se dispôs a ser retratado escolheu uma frase que definiria o porquê de ser adepto da causa feminista. As frases foram inseridas por Elaine nas próprias fotografias, junto com efeitos visuais coloridos que remetem a técnica de aquarela.

Primeiras impressões
Uma das organizadoras do Colóquio Mulher e Sociedade, Karina Janz Woitowicz, conferiu as fotografias e adianta suas impressões sobre a exposição. “Penso que se trata de uma proposta interessante promovida pelo coletivo feminista Mais que Amélias ao trazer retratos de pessoas que se reconhecem como feministas e propõem fortalecer a luta pela igualdade de gênero”, comenta.

Karina também ressalta a contribuição da iniciativa cultural para o evento. “A participação das pessoas fotografadas no processo de composição das imagens é uma forma criativa de trazer mensagens que caminham do individual para o coletivo. Assim, a contribuição da exposição ao Colóquio está relacionada ao princípio da igualdade de gênero que pauta os painéis, com experiências e reflexões voltadas ao tema das políticas públicas”.

A estudante do primeiro ano de Jornalismo, Gabriela Clair, também participa da organização do Colóquio e pôde ter uma prévia das fotos que estarão expostas durante o evento: “A exposição de fotos da Elaine é maravilhosa e mostra a visão pessoal da autora - e das pessoas que colaboraram - em relação ao feminismo. A linguagem corporal dos artistas é fascinante. Vale muito a pena conferir, é um modo muito legal de passar o real significado do feminismo”, relata Gabriela.

A série fotográfica “Retratadxs pelo Feminismo” estará exposta em frente ao Grande Auditório, no Bloco A da UEPG Central, entre os dias 15 e 16, durante o Colóquio Mulher e Sociedade. As 34 fotografias também podem ser conferidas na integra no site da fotógrafa: elaineschmitt.com.

 

 

Apoio