Apresentação

No dia 26 de fevereiro de 2014, a partir das 8h, acontece no Campus Central da UEPG o 3º Colóquio Mulher e Sociedade. "As representações de gênero na contemporaneidade" é o tema da edição deste ano, que pretende debater, entre outros aspectos, a desigualdade de gênero em sua relação com questões culturais, raciais e econômicas. 

A proposta é apresentar e discutir temas que norteiam as questões de gênero, em uma abordagem interdisciplinar.

Promovido pelo Grupo de Estudos de Jornalismo e Gênero, com o apoio do Mestrado em Jornalismo, o evento busca reunir docentes, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, estudantes do segundo grau, professores de escolas públicas e privadas, integrantes de movimentos sociais e representantes de entidades que lutam pela equidade de gênero, enfim pessoas que estão direta e/ou indiretamente relacionadas ao tema.

Criado em 8 de março de 2012, o Colóquio visa propiciar um diálogo entre academia e sociedade, abrindo um espaço de reflexão e debate em torno de temas pertinentes na atualidade. Para isso, o evento divide-se em palestras, mesas de debates e apresentações de artigos científicos de diversas áreas.

As relações de gênero ainda são desiguais na sociedade contemporânea e estão presentes em diferentes instâncias seja econômica, política, cultural e social. Quando se pensa as questões de gênero e sua relação com aspectos como raça, homossexualidade, violência e pobreza, percebe-se que ainda vivenciamos obstáculos para a conquista plena da cidadania.

Ouvir estudiosos sobre o tema e representantes de entidades e associações que enfrentam essas discrepâncias diariamente é uma forma de ampliar o conhecimento sobre a realidade que nos cerca. O conhecimento gera reflexão, debate e disseminação, contribuindo para a formação crítica de cidadãos e cidadãs.

Programação

Inscrição

Apoio