Professora cubana faz palestra de abertura do 3º Colóquio

"Quando comecei, há 30 anos, o jornalismo era uma profissão má para os meus colegas, imagine para uma mulher", comentou a Drª Yamile Haber Guerra, jornalista e professora da Universidade do Oriente, em Cuba.

A palestra iniciou a manhã do 3º Colóquio Mulher e Sociedade, evento organizado pelo Grupo de Estudos de Jornalismo e Gênero da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

Em sua primeira vinda ao Brasil, a professora Yamile falou sobre a presença da mulher na imprensa cubana, bem como sobre as mulheres que se destacaram na história da mídia da ilha caribenha. Clique para baixar o texto completo da palestra

O 3º Colóquio Mulher e Sociedade tem como tema geral as representações de gênero na contemporaneidade, e está sendo coordenado por Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha.

Antes da palestra de Yamile, foi realizada a abertura da exposição fotográfica "Mulheres no Campo", com trabalhos dos jornalistas Gildo Antônio Vicente da Silva e Maykon Lammershirt.

Na sequência, a programação apresentou o painel temático "Cobertura jornalística e temas relacionados aos direitos das mulheres". Às 14h, acontece o encontro científico, com quatro sessões de apresentação e debate de pesquisas na área de gênero (salas A-221 e A-222). Confira os trabalhos de cada sessão.

 

Apoio