Palestrantes

Palestra: A mulher na imprensa cubana

Yamile Haber Guerra: Graduada em Jornalismo (Universidad de Oriente, 1986), PhD em Ciências da Informação (Universidad del País Vasco, 1992-94), doutora em Ciências Filológicas (Universidad de La Habana, 2004). Tem experiência como repórter, redatora, editora de site e revisora do jornal Sierra Maestra. Atua como apresentadora de telejornais, colaboradora de jornais e investigadora do CEDIC (Centro de Estudios para el Desarrollo Integral Comunitario, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba). É professora titular do Departamento de Periodismo y Comunicación Social e chefe de Departamento na Universidad de Oriente.

 

Painel temático: Cobertura jornalística e temas relacionados aos direitos das mulheres

Rita de Cássia Freire Rosa: Jornalista, membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), atuante de movimentos sociais feministas, da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada (iniciativa colaborativa de mídias e articulistas independentes).

Sabrina Ferraz: Administradora de empresas e advogada. Atua no combate a violência de gênero, em especial a violência obstétrica. Como ativista da causa luta pela dignidade, respeito e acolhimento das mulheres e das famílias.

Grace Barbosa: Jornalista e escritora, com especialização em Jornalismo Literário. Criadora do Mãezíssima - portal com conteúdo voltado para maternidade do mundo real. Através desse canal promove ou colabora com diversos movimentos em prol do empoderamento feminino.

Vanessa Fogaça Prateano: Jornalista graduada pela UFPR, mestranda em Sociologia (Estudos de Gênero, Corpo, Sexualidade e Saúde) pela UFPR e estudante de Direito também pela UFPR. Repórter de Vida e Cidadania na Gazeta do Povo, nas áreas de saúde, educação e gênero. Consultora da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da OAB-PR, colunista do Blog Mulherio, da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/blogs/mulherio).

 

Apoio