A palestrante Paula Guimarães, do portal Catarinas falou sobre sua experiência de jornalismo de gênero

 

 O debate do quarto dia (18/08) da 25ª Semana de Comunicação foi diferente dos primeiros. Ao contrário de abordar causas e consequências das crises do jornalismo, as palestrantes Paula Guimarães, do Portal Catarinas e Andrea Dip, da Agência Pública, mostraram possibilidades para um jornalismo indepentende.

O palestrante fez um breve levantamento histórico da influência negativa da imprensa em situações de crises

Jornalismo UEPG recebe a ilustre presença do escritor da USP que já publicou 45 livros

O segundo dia de palestras da XXV Semana da Comunicação do curso de Jornalismo teve a presença de Ciro Marcondes Filho, renomado pesquisador e professor da Universidade de São Paulo (USP). No seu extenso currículo, entre outros livros sobre Jornalismo, destacam-se: “Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos" e “Ser jornalista: a língua como bárbarie e a notícia como mercadoria”.

José Adalberto Maschio, também conhecido como Zé Ganchão, dividiu com alunos e professores suas experiências como jornalista

 

A crise no modelo do mercado jornalístico atual foi o tema norteador da fala do professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londria (UEL) e militante sindicalista, José Adalberto Maschio. A palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), terceiro dia da XXV Semana de Estudos em Comunicação.

Neste ano, o evento tem como proposta fomentar o debate sobre o jornalismo no contexto de crises

Profª Graziela Bianchi coordenou a mesa de abertura, que teve a palestra com o Prof. Frederico Tavares, da UFOP

Começou nesta segunda-feira, 15, a XXV Semana de Estudos em Comunicação, que traz como tema o Jornalismo em Contexto de Crises. O primeiro dia de palestras teve a fala do Professor Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que, partindo do significado do termo “crise”, colocou em debate os sentidos estabelecidos pela mídia hegemônica e as possibilidades de fazer jornalismo neste contexto.

A última edição do Conexão Secom de 2015 fala com os jornalistas Ana Cristina Suzina, Eduardo Biagini, Douglas Moreira e Gabriel Uchida. Já a avaliação do evento é feito pelas estudantes Nathasja Rotter, Bruna Camargo e Carine Cruz, e pelas professoras Paula Melani Rocha e Karina Janz Woitowicz.

No penúltimo dia de atividades, o boletim Conexão Secom acompanhou a palestra “Jornalismo UEPG em três décadas”. Ouça as entrevistas com os ex-alunos Elaine Javorski e André Salamucha, e  os professores do curso de Jornalismo da UEPG, Karina Janz Woitowicz e Sérgio Gadini.

A Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fez a cobertura audiovisual da XXIV Semana da Comunicação. Os vídeos dos três primeiros dias já estão disponíveis. Neles, os alunos entrevistam os palestrantes e alguns professores do curso, e mostram um resumo do que aconteceu em cada um dos dias.

“É o momento ideal de colocarmos em prática tudo o que aprendemos em sala de aula.”  Igor Baggio, um dos primeiros colocados na modalidade Fotojornalismo

Profissionais da área analisaram os materiais inscritos na Semana de Comunicação e preveem maior incentivo para o próximo ano

O boletim produzido pelos estudantes do primeiro ano de Jornalismo conversa com os jornalistas Isadora Camargo, Sebastião Natalio e Carolina Mainardes. Confira também a opinião sobre a rádio resistência, do estudante do primeiro ano de Direito, Carlos Wambier.

O boletim produzido pelos estudantes do primeiro ano de Jornalismo traz informações sobre o primeiro dia da XXIV Semana de Estudos da Comunicação (Secom), que acontecem dos dias 19 a 23 de outubro, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ouça um trecho da palestra “Desafios do jornalismo no século XXI”, com a professora da Unicamp, Graça Caldas. Além das entrevistas com o professor Carlos Souza, que lançou o livro durante o evento, o estudante de Direito, João Manoel Gonçalves e a estudante do segundo ano de Jornalismo, Thanile Ratti.