O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza entre os dias 19 a 23 de outubro a XXIV Semana de Estudos em Comunicação (Secom). O evento desse ano possui, como tema comemorativo, a data histórica a que chega o curso: 30 anos de formação profissional: ensino pesquisa e extensão no curso de Jornalismo da UEPG.

 

O evento contará com palestras, oficinas e concurso de reportagem, nas modalidades impresso, vídeo, foto e áudio.  Também acontecerá, paralelamente à Secom, nos dias 19 e 20, o XIII Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo.

Nesta edição, a Secom pretende discutir as mudanças e avanços do curso de Jornalismo na UEPG. Para isso irá contar com a participação de 14 palestrantes. Entre eles, estão ex-alunos e ex-professores do próprio curso. Já as oficinas irão abordar jornalismo de dados, reportagem bibliográfica e reutilização de alimentos.

 Para o professor do Departamento de Jornalismo e coordenador do mestrado em Jornalismo da UEPG, Sérgio Gadini, a data não representa apenas um registro, mas sim um marco que merece ser ressaltado. “A atuação histórica do curso e seus desdobramentos revelam uma luta; profissional, estudantil, docente; e, também, a defesa de uma formação jornalística voltada para o repensar os problemas sociais, que envolvem a gestão de mídia no país”, comenta.

 A Semana de Comunicação é um evento aberto à comunidade. Os interessados em acompanhar o evento devem fazer inscrição, que custa R$ 20, na secretaria do Departamento de Jornalismo (DeJor), a qual dá direito a certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas na página no Facebook  ‘30 anos do curso de Jornalismo na UEPG’ e também pelo telefone do DeJor, (42) 3220 3389.

 

Programação:

20/10 (terça-feira)

8h30 - Café Cultural

9h - Palestra de abertura: Desafios do jornalismo no século XXI 

Palestrante: Profa. Dra. Graça Caldas (Unicamp)

11h - Lançamentos de livros 

 

21/10 (quarta-feira)

9h – Mesa: A escola da UEPG no campo jornalístico (espaços, atividades e exercício profissional)

Palestrantes: Carolina Mainardes – Editora (Curitiba), Isadora Camargo – Agência de Notícias (São Paulo), Ricardo Ampudia - impresso e online (São Paulo), Sandra Gardinal - TV (Curitiba) e Eduardo Gusmão - Impresso (Ponta Grossa)

 

22/10 (quinta-feira)

9h – Mesa: Jornalismo UEPG em três décadas (principais mudanças nas ações de ensino e do curso)

Palestrantes: Neomil Macedo - Assessoria de Imprensa (Ponta Grossa), Michele Massuchin – Ensino (Curitiba), Elaine Javorski - Ensino (Curitiba), Ana Luiza Mikos –Impresso (Curitiba)

 

23/10 (sexta-feira)

9h - Mesa: Jornalismo, extensão e projetos sociais (referências do Curso no cotidiano e comunidades regionais)

Palestrantes: Douglas Moreira – Movimentos Sociais (Curitiba), Eduardo Biagini – Comunicação Pública (Brasília), Alexandre Palmar – Movimentos Sociais (Foz do Iguaçu), Ana Cristina Suzina – Ong’s (Bruxelas)

 

OFICINAS (21 a 23/10, 13h às 17h):

8h15 (19/10 - seguda-feira): Jornalismo de dados – Rodrigo Menegat

Reportagem biográfica – Sergio Gadini 

Reutilização de alimentos – Luisa Macedo 

 

CONCURSOS de reportagens (19 e 20/10, 13h30)

(texto, vídeo, áudio, foto e vídeo minuto) e crítica

Isabela Almeida

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar