Concursos jornalísticos integram a XXIV Semana de Estudos em Comunicação. Fonte: Divulgação

A atividade faz parte da XXIV Semana da Comunicação e conta com três categorias. O tema do concurso é ‘Jornalismo e questões socias’. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de outubro via e-mail. O resultado será divulgado dia 21.

O Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) promove durante a XXIV Semana de Estudos em Comunicação, em parceria com o Departamento de Jornalismo (DeJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o tradicional concurso na área de jornalismo. Este ano o tema geral será Jornalismo e questões sociais. De acordo com o presidente do CAJOR, Daniel Lisboa, a escolha dessa temática está relacionada com problemas da sociedade, valores e desigualdade social. “Podem ser temas que incluam pobreza, violência, discriminação, religião, entre outros”. Ainda de acordo com o presidente, a ideia é de se criar um espaço de debate e respeito sobre esse tema.

Para participar é necessário que o candidato seja da área de comunicação e inscreva produtos jornalísticos inéditos. Aqueles que desejarem podem enviar mais de um trabalho. Porém, cada candidato pode inscrever apenas um produto por modalidade: reportagem (áudio ou texto), vídeo minuto (celular) e fotojornalismo. As inscrições, gratuitas e online, devem ser feitas até o dia 16 de outubro, às 23h59, através do envio dos materiais para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O aluno do segundo ano de Jornalismo da UEPG, Danilo Schleder, se inscreverá na categoria de fotojornalismo. Danilo diz estar constantemente produzindo material fotográfico. “Além de ser uma boa experiência, ganhar contará muito para o currículo”. Já para a estudante do terceiro ano, Hellen Gerhards, o concurso valoriza as produções dos acadêmicos, possibilita a divulgação dos trabalhos e contribui para a formação de um portfólio profissional.

 

Avaliação

A comissão julgadora composta por professores e profissionais na área ainda não foi definida, mas segundo o coordenador da atividade, professor Carlos Alberto de Souza, nos próximos dias a equipe será montada. Ainda de acordo com ele, os critérios de avaliação foram definidos juntamente com o CAJOR e devem se concentrar na qualidade dos textos/imagens/sons, a vinculação com a temática, as técnicas de produção usadas, a criatividade, a angulação, o caráter jornalístico, a correção gramatical (texto) e a estruturação do produto.

Os vencedores de cada modalidade serão conhecidos no dia 21, às 11h30. Os primeiros e segundos lugares serão premiados e receberão certificado de participação.

Mariana Okita

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar