Na manhã desta sexta-feira (10), aconteceram as últimas atividades da XXIII Semana de Estudos em Comunicação (Secom), organizada pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No último dia de evento, ocorreram palestras, atividades culturais, oficinas e concursos.

A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo Professor Doutor Boanerges Balbino Lopes (UFJF – PNPD/CAPES/UEPG), com o tema “Fontes jornalísticas: a relação imprensa e assessoria de comunicação organizacional/institucional na contemporaneidade”. Boanerges citou diversos autores da Comunicação e explicou que “o grande papel do jornalista é educar e reeducar as fontes”.

A segunda fala foi sobre “A relação de jornalistas e fontes no jornalismo regional”, ministrada pelo Professor Mestre João Carlos Dias de Oliveira (Faculdades Ponta Grossa). Na palestra, o professor recuperou dados históricos do relação entre jornalistas e fontes em Ponta Grossa. “Atualmente, o relacionamento muito próximo com as fontes é natural, mas também é bastante dramático para a imprensa local”.

O terceiro palestrante foi o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor – PR) Guilherme Carvalho, que falou sobre o “Governo do Paraná e investimentos em mídia”. De acordo com o presidente, é necessário democratizar a TV pública através de um marco regulatório. “As emissoras privadas tambem deveriam ter algum caráter publico, já que as concessões são cedidas pelo governo”.

A estudante do terceiro ano do curso de Jornalismo, Hellen Gehards, afirma que as falas foram de extrema importância para complementar o aprendizado em sala de aula. “Para nós do terceiro ano, que temos as disciplinas de Assessoria de Comunicação e Políticas da Comunicação, as palestras contribuíram muito para entender melhor como as coisas funcionam na prática”.

No período da tarde, o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) ficou responsável pela atividade cultural Rádio Resistência. Em seguida, foram realizadas oficinas que envolveram profissionais de mídia e os estudantes de Jornalismo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar