Na manhã de ontem (08/10) teve início a XXIII Semana de Comunicação (Secom), evento promovido pelo departamento do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com o CAJOR, Centro Acadêmico João do Rio. O tema da primeira palestra foi "Sociedade, Sustentabilidade e Jornalismo".

As atividades começaram às 8h, com um café comunitário abrindo as exposições “Melhores privadas do Lente Quente”, que trouxe uma compilação das melhores fotos do acervo do projeto que não haviam sido publicadas, e uma exposição de quadrinhos do cartunista Benett, que trabalha na Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. Acompanhando a confraternização, o cantor e compositor Guilherme Santos fez um pocket show, tocando clássicos da Bossa Nova e também canções de autoria própria.

A programação de palestras do primeiro dia da Secom abordou o tema “Sociedade, Sustentabilidade e Jornalismo” com as falas dos palestrantes Bianca Chemim, da Procuradoria Federal de Ponta Grossa, do Prof. Dr. José Robson da Silva, UEPG e IAP, do Prof. Dr. Mario Sérgio de Melo, UEPG e Rafael Schoenherr, professor do curso de Jornalismo.

Na primeira palestra, o Professor José Robson, apresentou a questão do avanço de leis ambientais, reforçando a necessidade do cuidado de não retroceder ao invés de avançar nas legislações, já que há pressões políticas de muitos lados interessados nas pautas ambientais. Na sequência, Bianca Chemim mostrou o caso do aterro sanitário particular que seria construído em Ponta Grossa.

Exibindo mapas e fotos aéreas, explicitou todas as situações em que a construção do aterro feriria alguma legislação ambiental do município, e contou alguns episódios envolvendo a imprensa ponta-grossense e seus posicionamentos sobre o caso. Mario Sérgio endossou os comentários da Procuradora sobre a atuação da imprensa e ainda leu o texto “Uma ficção verossímil”, de sua autoria, que já havia sido publicado nos dois grandes jornais da cidade.

A estudante Natashja Rotter mostrou-se satisfeita com as discussões. “Ambos tiveram uma abordagem muito interessante sobre o tema, trouxeram algumas informações que não faziamos ideia, e ainda contextualizaram com a atuação da imprensa na época”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar