Palestrantes defenderam a importância da mídia representar a mulher sem estereótipos, preconceitos e discursos opressores

 

A XI Semana de Integração e Resistência, organizada pelo Centro Acadêmico João do Rio - Jornalismo (Cajor), abordou nesta terça-feira, dia 28, o tema “Representação da Mulher na Mídia”. A mesa de debates contou com a participação das jornalistas Gisele Barão (site Maria Pauteira) e Annelize Tozetto (Revista Vírus) e da estudante de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 


Um dos tópicos levantados pelas palestrantes foi a importância de se discutir a questão do gênero nos espaços acadêmicos. Annelize acredita que os debates nas universidades cresceram, porém ainda não são suficientes. “Ainda há uma restrição de espaço para a mulher negra, a trans e LGBT. O discurso é muito longe do ideal”, afirma.


As palestrantes destacaram ainda as situações cotidianas de opressão, de silenciamento e de objetificação feminina. Annelize acredita ser necessário o empoderamento da mulher para que ela seja capaz de enfrentar esse tipo de situação no ambiente de trabalho e em outros espaços.


Por ser freelancer, Annelize diz ter relativa autonomia para se defender de discursos opressores e desenvolver um trabalho que não seja marcado pelos estereótipos e pelos preconceitos. No entanto, ela afirma que nem sempre o ambiente da empresa e a relação com os colegas de trabalho contribuem.


“Às vezes, o profissional até possui um discurso esclarecido em relação ao gênero, porém os editores começam a cortar as pautas ou direcionam o profissional para outros setores”.


A estudante de jornalismo da UEPG, Bruna Camargo, que compareceu à palestra, considera relevante as discussões acadêmicas sobre o tema. Para a aluna, esse é um assunto que nunca se esgota. “Acho interessante debater não só a questão de gênero, mas também a igualdade e como se dá a questão dentro do jornalismo”.

 

Confira a entrevista com uma das palestrantes do dia: Katiuscia Rockenbach

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar