A décima edição da Semana da Resistência iniciou seu segundo dia de palestras às nove horas da manhã desta terça-feira (13/05) no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

No segundo dia de palestras, o tema foi Regulação democrática dos meios de comunicação e Lutas pela liberdade de expressão e o compromisso social do Jornalismo. Confira o vídeo-release.

 

Os palestrantes convidados do dia foram Ana Paula Salamon, da Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (FRENTEX) e Mario Messagi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Paula Salamon começou os discursos com uma intimação: o pedido de participação no recolhimento de assinaturas referente à democratização da mídia. Para que o documento chegue ao senado são necessários um milhão de nomes.

Durante o discurso, Ana Paula salientou que a democratização não se assemelha aos padrões da ditadura por não acreditar na censura e sim na representação social na mídia. “A regulação democrática vem para garantir que todo mundo possa acessar os meio de grande e médio alcance e para que todos sejam representados na grande mídia”, afirma.

A integrante do FRENTEX ainda comentou dados de um estudo em que apontavam o Brasil como país que mais promove ações violentas contra comunicadores e defensores de direitos humanos e concluiu “os censurados são os defensores e não as emissoras”.

O palestrante Mario Messagi conduziu sua palestra tendo como guia, dados de uma pesquisa. O estudo partiu da indignação de uma estudante de jornalismo da UFPR, que após tempo fazendo estágio em diferentes jornais, notou que há um grande controle e pressão editorial dentro das redações do Paraná. Mas a questão que foi levantada por Messagi é se os jornalistas percebem que estão sofrendo censura.

Ao final das palestras e debates, a Semana da Resistência deu continuidade à sua programação no lado de fora do auditório. A rádio resistência começou e logo cedeu espaço à banda Astrid, que embalou o intervalo do almoço com sucessos de bandas como Beatles e Pearl Jam.

À tarde as atividades começaram mais tarde por conta do cancelamento da oficina de Fotografia retrato com Rodrigo Czekalski, que será remarcada. A oficina de quadrinhos com André Caliman e Antônio Eder ocorreu normalmente às 15:20. Àqueles que se sentirem prejudicados, podem solicitar o reembolso da oficina de fotografia.

Na quarta-feira (14/05) as atividades da X Semana da Resistência serão retomada a partir das 9h da manhã no Grande Auditório. O palestrante convidado é Alberto Villas, com o tema “Panorama da Democratização da Mídia no Exterior”. À tarde a programação continua com a Oficina de “Pós-Produção de Vídeo” com Italo Moraes, da Zero Z Produtora de Vídeos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar