Nesta segunda-feira (12) teve início a X Semana da Resistência, evento promovido anualmente pelo Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (Cajor), desde 2004. Nessa edição as palestras discutem a “Democratização da mídia”, tema proposto para os quatro dias do encontro.

No primeiro dia de palestras representantes da da Frente Paranaense pelo Direito a Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) discutiram a democratização da mídia na pauta dos movimentos sociais. Confira o vídeo-release.

 

Ednúbia Ghisi, da Frentex, colocou em discussão o cenário da comunicação no Brasil e falou das ações do movimento que tem como carro-chefe a promoção do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, o PLIP. Segundo Ednúbia, a campanha é divulgada nas cidades, com o apoio de movimentos sociais e mídias comunitárias. Como qualquer projeto de lei de iniciativa popular, é preciso 700mil assinaturas para entrar em discussão na Câmara de Deputados.

As atividades da Enecos foram mostradas pelo estudante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Guilherme Alves. O movimento que reúne alunos de Comunicação Social de todo o país milita por três objetivos centrais – a Democratização da Comunicação (DEMOCOM), pela Qualidade de Formação do Comunicador e da Comunicadora (QFC) e pelo Combate às Opressões. Guilherme falou também das manifestações e encontros anuais da Enecos, o Encontro de Estudantes de Comunicação (ENECOM), autogestado pelos próprios estudantes.

À tarde, os alunos puderam participar de uma oficina de “Transmissão ao vivo e reportagem com dispositivos móveis”, ministrada pela professora da Unibrasil, Elaine Javorski.

As atividades da X Semana da Resistência continuam até sexta-feira (16). Nesta terça (13), Ana Paula Salamon (Frentex) e Mario Messagi (UFPR) discutem a “Regulação democrática dos meios de comunicação”. Durante a tarde, há oficina de fotografia com Rodrigo Czekalski e de quadrinhos com André Caliman e Antônio Eder, às 13h30 e 15h20, respectivamente.

A programação completa da X Semana da Resistência está disponível no blog do Cajor (cajoronlibe.blogspot.com).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar