Professora Cicília Krohling Peruzzo durante a conferência de abertura ‘Possibilidades e desafios da comunicação cidadã na web’

Professora Cicília Peruzzo foi a atração principal do primeiro dia de evento

A conferência Possibilidades e desafios da comunicação cidadã na web, explanada pela professora doutora Cicília Krohling Peruzzo, abriu o II Seminário de Jornalismo e Cidadania na Hipermídia (SEJOC), ontem (01/10), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento está sendo promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (Gemidi), mestrado em Jornalismo, e os projetos de extensão Portal Comunitário e Cultura Plural da UEPG.

O evento prosseguiu com o painel temático Potencialidades da hipermídia para a comunicação cidadã, com a participação de Laryssa Sampaio, representante do Levante Popular da Juventude, e João Luiz Stefaniak, representante do Fórum das Águas dos Campos Gerais.

A coordenadora do evento, Graziela Bianchi, explica que o objetivo principal do seminário é fazer a articulação entre o jornalismo, a cidadania e a hipermídia. “A composição das mesas está bem plural. Convidamos representantes de diferentes movimentos sociais e diferentes lugares. Nossa intenção foi deixar o evento bem abrangente, tentando mostrar como cada movimento trabalha essa perspectiva cidadã e a comunicação na internet”, diz.

Graziela ainda ressalta que um dos intuitos do evento também é promover a integração entre pesquisa e prática. “A pesquisa é muito importante, mas não queríamos pensar apenas nisso. Queremos ouvir as experiências desses grupos sociais e promover o diálogo entre essas duas instâncias: pesquisa e prática”, completa.

O aluno do segundo ano do curso de Jornalismo da UEPG, Lucas Boamorte, destaca que pretende participar de todas as atividades programadas para os dois dias de evento. Lucas ainda ressalta que a conferência de abertura com a professora doutora Cicília Krohling Peruzzo trouxe uma nova visão sobre a comunicação comunitária e o jornalismo online. “Achei a palestra muito interessante, principalmente sobre a desmistificação de que a internet agrega todo mundo. Foi bacana ter essa nova abordagem de que a internet tem o poder de agregar e desagregar os usuários”, afirma.

Na parte da tarde houve a apresentação dos trabalhos do encontro científico. As duas sessões debateram as potencialidades na internet e a participação de movimentos e grupos sociais na rede.

Apresentações de trabalhos movimentaram o II Sejoc

Alteração na programação

A representante do Instituto Patrícia Galvão, Débora Prado, não pôde comparecer ao painel temático Potencialidades da hipermídia para a comunicação cidadã de ontem (01/10), devido a imprevistos de última hora. 

Hoje (02/10) o painel temático Produção de conteúdo, comunicação cidadã e democratização da comunicação sofrerá uma pequena alteração. Christian Braga será o representante da Mídia Ninja e do Coletivo 

Apresentações de trabalhos movimentaram o II Sejoc

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar