Sejoc

Divididos em quatro eixos temáticos, foram selecionados pela comissão organizadora do II Seminário de Jornalismo e Cidadania na Hipermídia (II SEJOC) 24 artigos científicos. Os trabalhos serão apresentados durante as tardes dos dois dias do evento , em 01/10 e 02/10. Além da apresentação de pesquisas, o II SEJOC terá a participação de pesquisadores, ativistas e jornalistas, em uma série de apresentações e painéis temáticos pelas manhãs.

 

O principal destaque da programação é a conferência ministrada por Cicília Peruzzo, professora da Faculdade de Comunicação Social Anhembi-Morumbi. Durante a carreira acadêmica, a pesquisadora se especializou nas práticas de comunicação popular e tornou-se referência no campo da comunicação comunitária. A palestra de Peruzzo marca a abertura do evento, e acontece às 9 horas do dia 01/10, no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Além de Peruzzo, participam de palestras e mesas de discussão nomes como Liliane Brignol, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Kelly Prudencio, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafel Vilela, do coletivo Jornalistas Livres, João Paulo Mehl, do coletivo Intervozes, Mauro Carneiro, do Comando de Greve dos Professores do Paraná, Laryssa Sampaio, do Levante Popular da Juventude, Débora Prado, do Instituto Patrícia Galvão, e João Stefaniak, do Fórum das Águas dos Campos Gerais.

Para Ana Vaghetti, participante do Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais (GEMIDI) da UEPG e participante da comissão da comissão de organização do evento, a presença de nomes relevantes no campo da comunicação cidadã reforça a importância do evento. “É uma forma de valorizar os estudos dos alunos e professores do curso, além de estar chamando a atenção dos estudantes que podem não conhecer os pesquisadores da área, mas que se identificam com grupos como os Jornalistas Livres.”

Bruna Camargo, estudante de Jornalismo da UEPG, inscreveu os resultados de sua pesquisa no evento. O trabalho, feito em co-autoria com a colega Letícia Keiroz e sob a orientação de Karina Woitowicz, apresenta uma análise da representação de minorias na internet. “Discutir mídia cidadã na internet mostra a importância de usarmos os novos meios para contribuir com a sociedade e estimular um debate sobre cidadania”, afirma a pesquisadora.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar