O Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou na manhã dessa segunda-feira (25) a aula inaugural do Programa de Mestrado em Jornalismo. A aula aconteceu no grande auditório do campus central da UEPG.

O evento, realizado na parte da manhã, contou com a presença do professor Dr. Antônio Fausto Neto, pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que ministrou palestra sobre as “Tendências e desafios da pesquisa em Jornalismo”.

Na aula, o professor abordou os temas relacionados às mutações que a cultura jornalística vem sofrendo ao longo dos anos, especialmente com o advento da internet que coloca em interrogação a própria profissão. 

Observou que as transformações tecnológicas têm impactado o campo jornalístico e estabelecido desafios a todos os profissionais e pesquisadores. Ele destacou vários dilemas enfrentados atualmente pelos profissionais nesta época de jornalismo interativo e co-participativo.

Segundo Fausto Neto, o Programa de Mestrado da UEPG tem um grupo que se preparou muito para enfrentar estes novos desafios. Os professores possuem qualificação e o programa está localizado em uma cidade que oferece uma boa estrutura para estudos e pesquisas.

“Apostamos muito nessa formulação de estudos, esperamos ter boas pesquisas que vão contribuir largamente para o avanço dos estudos de jornalismo no Brasil”, afirma. Além do professor Fausto Neto, a aula inaugural contou com a presença de Benjamin Carvalho, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPG; Marilisa do Rocio Oliveira, diretora adjunta do setor de Ciências Sociais Aplicadas; Sérgio Luiz Gadini, coordenador do Mestrado em Jornalismo; Karina Janz Woitowicz, chefe do departamento de Jornalismo 

A criação do Mestrado é um marco na história Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O Programa é o segundo do Brasil na área e a conquista contribui para o fortalecimento do campo jornalístico no pais.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar