Na busca por uma maior credibilidade e qualidade, a equipe da revista científica Pauta Geral decidiu trazer mudanças para o processo editorial da produção. O fato de a revista ser nova e ainda não ter sido avaliada pelo Qualis motivou a equipe.

Segundo a editora responsável, Paula Rocha, um periódico científico precisa ser indexado, e esses indexadores – nacionais e internacionais – cobram algumas normas, tanto da ABNT quanto normas necessárias para que haja de fato a indexação. “O que é esse crivo: os artigos precisam de paginação senão não entram no Dialnet, as revistas precisam ter um número mínimo de arquivo... Tudo que a gente está fazendo é pra conseguir esses indexadores que têm peso nacional e internacional”, afirma.

 

Dentre as mudanças, também teve a inserção do DOI nos artigos, que é um sistema de identificação numérico para conteúdo digital e que confere credibilidade às revistas científicas. Elaine Schmitt, assistente editorial da revista, explica que mudanças internas também aconteceram: “uma melhor divisão das atribuições e uma espécie de ‘força tarefa’ na divulgação da revista e na busca por boas produções que contribuam para melhorá-la”.

Tomando como exemplo entrevistas com grandes teóricos internacionais, como ocorreu na quarta edição da Pauta Geral, que teve a participação do professor Maxwel McCombs, a professora Karina Janz Woitowicz acredita que iniciativas como essa da revista, de produção e difusão científica, trazem ganhos tanto para a pós quanto para a graduação. “Mesmo que nem sempre visíveis, as relações entre as dinâmicas do curso e as práticas de pesquisa impactam no fortalecimento da formação teórica em jornalismo”, afirma.

A revista Pauta Geral – Estudos em Jornalismo é uma produção do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e possui estudos e pesquisas em Jornalismo, seja como resultado de investigação concluída ou em andamento, buscando o fortalecimento do campo jornalístico também em nível de pós-graduação no Brasil. A produção destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo, Comunicação ou áreas afins, bem como pesquisadores, professores e profissionais interessados pela temática. Para acessar a revista, basta clicar aqui.

Larissa Rosa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar