Com o tema “Os desafios da pesquisa aplicada em jornalismo”, a palestrante Drª Tattiana Teixeira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou discussão em mais uma edição do ‘Diálogos de Pesquisa em Jornalismo’, nesta última quinta-feira, 07/08, Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

“Vamos tentar construir caminhos e apontar mudanças, mas, sem ilusões de que amanhã seremos os guerrilheiros revolucionários”, ressalta Tattiana, sobre o cenário de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil e de como agir em conjunto para promover transformações.  A pesquisadora ainda explicou que o sistema governamental está mais preocupado com a produção do que com o que é produzido, e como é conveniente que os estudantes na área jornalística continuem brigando por pequenos recursos.

Segundo Luciane Justos dos Santos, aluna do mestrado, o ponto mais importante da palestra foi quando a pesquisadora afirmou que não devemos apenas apontar problemas, mas pensar em soluções, principalmente na pós-graduação. A professora da graduação e pós-graduação, Hebe Gonçalves, complementa que a fala da palestrante contribui para pensar nas possibilidades de uma pesquisa aplicada e o que isso significa para o jornalismo.

Tattiana também retratou sobre teorias do jornalismo, programas da graduação e processos de produção jornalísticos. “Avançar em algumas coisas que dialogam e contribuem para o projeto”, disse o professor do mestrado em Jornalismo UEPG, Sérgio Gadini.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar