Professora Doutora Yamile Haber Guerra veio pela primeira vez ao Brasil e ministrou a aula inaugural do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com o título “Tecofilia, alternidad o pensamiento ácrata? Metamediación y periodismo complejo”, o debate focava sobre os desafios do jornalismo complexo na sociedade contemporânea.

A palestra abordava questões referentes ao novo fazer jornalístico, as novas formas de construir notícias e também sobre a relação do jornalismo com redes sociais e novas tecnologias. Em sua fala, a Profª Yamile explorou a simultaneidade, explosão e rapidez da informação e assegurou que “A informação assume novas funções e usos não informativos”.

Jessica Natal, estudante do terceiro ano de Jornalismo afirma que a palestra da Profª cubana mostrou que é possível repensar novas formas de produção jornalística atuais. "Um exemplo são as novas maneiras que a  informação é difundida, rápida e simultânea, e na participação das mídias sociais na transformação da sociedade”.

A aula inaugural teve participação de alunos da graduação e do mestrado em Jornalismo. “É um aprendizado e é uma situação enriquecedora, pois traz outras experiências para o nosso ambiente, observando as proximidades de pensamento, de pesquisas e da prática do jornalismo bem como as diferenças”, relatou  a professora e Coordenadora do curso de Jornalismo, Hebe Gonçalves. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar