Na última quinta-feira, dia 3, alunos e professores dividiram as funções para uma atividade de redação integrada que será realizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos dias 15 e 16 de dezembro. O curso vai parar suas atividades acadêmicas para fazer jornalismo.

Os professores do curso idealizaram uma atividade integrada que terá a participação de todos os professores e alunos do curso, do primeiro ao quarto ano. “A proposta é de construir um cenário semelhante ao que o jornalista encontra no mercado de trabalho, considerando as modificações nos modelos de negócio e a demanda de produção de conteúdo multimídia”, afirma Marcia Boroski, professora do Departamento de Jornalismo que integra a produção. 

Nesses dois dias, aproximadamente 130 alunos e professores se dividirão em três turnos (manhã, tarde e noite) para simular a rotina produtiva do jornalismo diário, produzindo conteúdos multimídia durante todo o período. “A atividade integrada é uma pequena parcela do que o novo currículo vai agregar em nossa formação. E, pelo que percebi, era uma necessidade da grade, precisávamos de uma atividade que mostrasse como o jornalismo é feito fora da academia, algo mais prático”, diz Angelo Rocha, estudante do primeiro ano. 



Integração de todos: será?

Uma das discussões colocadas no processo é o engajamento dos estudantes nas atividades. André da Luz, aluno do segundo ano, comenta a boa organização e andamento do projeto até o momento, mas afirma estar preocupado com o envolvimento dos alunos. “Meu medo é a participação geral. Será que acontece?”. Um dos possíveis empecilhos é a data escolhida para a atividade. “Mesmo não tendo aula nesses dois dias, é final de semestre e ainda temos entregas de trabalho e fechamento de outras produções. Se a atividade fosse em fevereiro talvez desse mais certo e não implicaria nessa quebra de rotina acadêmica”, aponta Fernanda Penteado, aluna do terceiro ano. Mesmo assim, a professora Marcia afirma que o propósito da atividade é estimular os alunos por meio de uma experiência de produção em tempo real, como ocorre no jornalismo diário. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar