Os alunos do primeiro ano do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam o fotógrafo Domingos Souza, conhecido como Seu Domingos, para coletiva de imprensa. A atividade foi acompanhada pela professora, da disciplina de História da Comunicação, Marcia Boroski e ocorreu no laboratório de telejornalismo no Campus Central da UEPG, na segunda-feira, 29, às 19 horas.

Durante a coletiva, Seu Domingos descreve sua história com a fotografia e os momentos que mais marcaram sua trajetória. Começou a trabalhar com 14 anos e completa 59 anos de carreira. “Eu não tinha nem ideia do que estava começando, mas foi divino”, afirma. De acordo com Domingos, foi difícil se adaptar às câmeras digitais e obteve a sua primeira em 2005, e ainda guarda todos os seus equipamentos antigos. 

“Eu tinha uma preocupação do que fazer com tudo o que tenho guardado, não tive coragem de jogar fora” diz Domingos em relação ao acervo de fotografias antigas que coleciona. O problema foi resolvido quando um de seus funcionários teve a ideia de expor todo o trabalho de Seu Domingos, desde 1977, em uma página no Facebook. “É gratificante pois é o meu trabalho, além de ser uma maneira de subir o meu astral”, resalta.

A coletiva foi aberta a todos e contou com a cobertura por filmagens, fotos, entrevistas e perfil em rádio realizada apenas pelos estudantes. “Trazer figuras como Seu Domingos valoriza a profissão do fotojornalista e gera conhecimento para quem está começando na área”, explica Vitor Carvalho, aluno do primeiro ano, sobre a participação na atividade e de como é importante recuperar a vida da fotografia.  

“O objetivo é trazer um pouco mais de prática e o resultado depende do envolvimento da turma, mas a princípio teve uma boa adesão”, explica Boroski em relação à expectativa e intenção de realizar a atividade com os alunos. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar