Jornalismo e Gênero

O grupo de pesquisa de Gênero e Mídia busca desenvolver análises focadas na identificação das representações de gênero produzidas nos/pelos meios de comunicação, seja em uma perspectiva hegemônica ou de ruptura com os estereótipos e hierarquias de gênero.

 

Os estudos buscam refletir sobre os aspectos culturais da construção do masculino e do feminino, sendo a mídia o espaço em que se processam significados e se produzem as identidades culturais.

 

O grupo realiza pesquisas envolvendo o monitoramento da mídia sobre temáticas relacionadas a gênero, compreendendo os seguintes enfoques: representações do feminino e do masculino na mídia, jornalismo e a perspectiva de gênero e mídia alternativa e identidades de resistência (gênero, etnia, geração, orientação sexual e outros marcadores de diferença).

 

Professores responsáveis:
Karina Janz Woitowicz
Paula Melani Rocha

 

Mídia, Política e Atores Sociais

O grupo de pesquisa existe no âmbito institucional da UEPG desde 2006, quando iniciou trabalhos de pesquisa sobre a produção jornalística, em especial durante campanhas eleitorais. De lá para cá os integrantes do grupo já participaram de eventos de iniciação científica, congressos regionais e nacionais, divulgando resultados parciais dos trabalhos realizados até o momento.

A partir de 2008 o grupo desenvolve uma ampla pesquisa envolvendo o acompanhamento da cobertura impressa sobre as disputas eleitorais em vários municípios paranaenses, assim como a análise dos Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE).

 

Professores responsáveis (UEPG):
Cíntia Xavier da Silva Pinto
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira
Sérgio Luiz Gadini

 

Jornalismo Cultural e Folkcomunicação

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação desenvolve estudos fundamentados no referencial teórico da folkcomunicação, com enfoque nas temáticas da comunicação e da cultura popular. Com base na perspectiva teórica fundada por Luiz Beltrão, são analisados os processos comunicacionais que envolvem tanto as manifestações populares quanto as articulações entre os meios informais de comunicação e a mídia hegemônica.

 

Em diálogo com teorias da cultura e da comunicação, os objetos, problemas e fenômenos observados nas pesquisas buscam revelar aspectos da produção de culturas e identidades. O Centro busca ainda fomentar produções jornalísticas que tem as relações entre a cultura de massa e a cultura popular como referenciais temáticos e conceituais.

 

Também estão contempladas no grupo reflexões e pesquisas empíricas envolvendo as medições culturais, o multiculturalismo e as identidades culturais, nos contextos local/regional, nacional e global. O Grupo de Pesquisa, ao se orientar no referencial teórico da folkcomunicação, vem se somar às iniciativas de disseminação da teoria de Luiz Beltrão protagonizadas pela Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação.

 

Os resultados das pesquisas realizadas através do grupo, seja por meio de artigos apresentados em eventos da área ou de publicações especializadas, pretendem fortalecer o campo da folkcomunicação, desvendando outros objetos e aprofundando abordagens teóricas da área.

 

Professores responsáveis:
Karina Janz Woitowicz
Rafael Schoenherr
Sérgio Luiz Gadini


Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo

O objetivo é compreender os modos de produção, as táticas e estratégias mobilizadas pelos agentes no espaço da produção, bem como os enquadramentos que tais produtos estariam gerando.Buca identificar as lógicas operadas nos circuitos produtivos e igualmente como isto repercutiria nos produtos (discursos) elaborados.

 

Professores Responsáveis:
- Cíntia Xavier
- Marcelo Engel Bronoski
- Paula Melani Rocha
- Rafael Schoenherr

 

Fotojornalismo, Imagem e Tecnologia

O grupo de pesquisa Fotojornalismo, Imagem e Tecnologia (Foto&Tec) surgiu em 2012 e reúne estudantes e professores do curso de Jornalismo. O grupo pretende estimular a produção científica de trabalhos na área da fotografia. A análise de fotografia e aspectos gráficos de jornais, revistas e quaisquer outros meios de comunicação (como internet, televisão e cinema, por exemplo), permite compreender melhor o significado das mensagens jornalísticas.

 

As pesquisas realizadas no Foto&Tec buscam mostrar que a imagem tem a importante função de difundir fatos políticos, culturais, econômicos e cotidianos da sociedade. Algumas pesquisas em andamento no Foto&Tec exemplificam esse grande leque de possibilidade: análise de violência em jornais locais, comparações de aspectos gráficos de revistas de circulação nacional, análise de fotografia cinematográfica, evolução da fotografia em capas de cd e fotografia esportiva. As reuniões são quinzenais e acontecem no laboratório de foto do Departamento de Comunicação.

 

Professor responsável:
Carlos Alberto de Souza
Mais informações:: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Mídias Digitais

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (Gemidi) tem como objetivo geral a implementação de estudos e pesquisas nas áreas da Linguagem, da Apropriação tecnológica, do Ciberativismo e, especialmente, do Jornalismo digital e Cidadania - com investigações no âmbito da produção, dos produtos e da recepção, constituindo-se em espaço de debate e reflexão das especificidades do saber-fazer jornalístico na atualidade.

 

Como objetivos específicos, busca:  a) sistematizar elementos da relação da sociedade civil com as mídias digitais;  b) oferecer apoio aos projetos individuais de pesquisa; e c) fomentar a elaboração de artigos científicos, assim como a participação em encontros, congressos e seminários.

 

Professores responsáveis
Maria Lúcia Becker
Graziela Bianchi
Angela Aguiar de Araújo
Camilla Tavares

Mais informações: http://www.gemidi.net.br