Exposição 'Olhares Fotográficos' é resultado do trabalho de alunos e professores envolvidos com o projeto Foca Foto. Crédito da foto: Foca Foto
projeto de extensão Foca Foto, do Departamento do Jornalismo da UEPG, realiza, nesta quarta-feira, 2, às 16 horas, a abertura da exposição 'Olhares fotográficos', na galeria de artes da Proex/UEPG. São aproximadamente 200 fotos com destaque para cenas urbanas do Paraná. O espaço foi dividido em seções destinadas a temáticas variadas: igrejas, pássaros, patrimônio histórico e cotidiano.

A ideia inicial era debater sobre fotografia e fotojornalismo. Desde então, foram promovidas várias exposições, palestras e visitas a campo. Em 2014, foi lançado uma série de e-books gratuitos sobre cidades dos Campos Gerais. 

O Grupo de Extensão Foca Foto realiza a 3ª Mostra Fotográfica dos alunos do primeiro ano de Jornalismo, durante a XXIV Semana de Estudos em Comunicação (Secom), que acontece entre os dias 19 e 23 de outubro.

Exposição ‘Mapeamento de Ponta Grossa’ leva cor e história aos visitantes da Câmara Municipal

Já está aberta na Câmara de Vereadores da cidade a exposição fotográfica Mapeamento de Ponta Grossa, coordenada pelo grupo de extensão Foca Foto.  A comunidade ponta-grossense pode ver mais de 40 imagens do município, resultado de um trabalho desenvolvido por alunos, técnicos e pelo professor da instituição que coordena o grupo. É a primeira vez que o projeto realiza exposição no local e a mostra é uma homenagem aos 192 anos da cidade, comemorado em 15 de setembro.

 

Os alunos da UEPG foram guiados pelo professor Carlos Alberto de Souza e por integrantes do projeto Foca Foto para fotografar diversos pontos da cidade. O objetivo era trabalhar com as técnicas e especificidades da fotografia noturna, e mostrar Ponta Grossa de um jeito diferente. As aulas aconteceram nos dias 21 e 22 de julho. 

 

A abertura do segundo dia da XXIII Semana de Estudos em Comunicação, realizada pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi marcada com o lançamento do livro Lapa: Lições de fotografia e fotojornalismo.

O projeto de extensão Foca Foto, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza nesta quarta-feira (24), uma oficina para estudantes do Ensino Fundamental de uma escola de Carambeí. A atividade acontece das 14h às 18h, no Parque Histórico.

Na noite do último dia 25 de agosto, a estudante do segundo ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Desirée Pechefist, organizou o evento “Bate-papo sobre fotografia segmentada”, com o fotógrafo de automobilismo José Mário Dias. O evento aconteceu no Centro de Cultura e foi uma parceria do projeto de extensão Foca Foto e Centro Europeu Ponta Grossa.

O e-book “Lapa, lições de fotografia e fotojornalismo”, projeto desenvolvido pelo Grupo Foca Foto e Fototec/UEPG, será lançado no Intercom (37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), que acontece no período de 2 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu. O ebook faz parte da série “Coleção Imagética” e tem por finalidade evidenciar aspectos da história, cultura  e cotidiano das cidades do Paraná. O livro foi organizado pelos professores Carlos Alberto de Souza e Ofélia Torres Morales.

O projeto de extensão Fotorreportagem UEPG, Foca Foto, do Departamento de Jornalismo, lança nesta sexta-feira (30) um novo programa que visa resgatar a memória da cidade de Ponta Grossa, a partir de fotos antigas que retratem espaços urbanos, cenas do cotidiano e personagens do município que viveram no século passado.