A professora Nilda Jacks realizou na manhã dessa sexta-feira (18) uma palestra aberta a todos os estudantes de Jornalismo no pequeno auditório da UEPG. A pesquisadora trouxe resultados da pesquisa “Jovens e consumo midiático em tempos de convergência”, realizadadesde o início de 2012 em nível nacional, na qual participaram 26 estados.

 

Nilda conta que a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira para levantar dados e informações sobre cada estado; e uma segunda etapa de estudo piloto com pesquisa exploratória.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e com Pós-doutorado em Comunicação na Universityof Copenhagen e na Universidade Nacional da Colômbia, a pesquisadora fala sobre a importância de se conhecer o contexto para a sua pesquisa:“A definição dos jovens muda conforme a região por influência de fatores externos. Assim, o processo de comunicação é entendido a partir do conhecimento cultural e geográfico do local” – explica.

A pesquisadora participou também de um diálogo com estudantes regulares e especiais doMestrado em Jornalismoe alunos de outras pós-graduações nessa quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Para pós-doutoranda Paula Paes, a presença da pesquisadora foi muito produtiva: “O mestrado já participou de uma pesquisa em conjunto com a Nilda. Como as pesquisas sobre recepção estão aumentando, certamente há um grande ganho em trazer essa perspectiva para os alunos, pode ser um caminho a se tomar nos estudos sobre a prática jornalística”–comenta.