A abertura do XIII EPPJ acontece no dia 19 de outubro. No dia 20 o evento ocorre paralelamente à XXIV Semana de Estudos em Comunicação (SECOM)Comissão organizadora optou por estender o prazo de inscrições em uma semana para não sobrecarregar professores, acadêmicos e também a comissão de pareceristas que avalia os artigos inscritos.

 

O XII Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo acontece nos dias 6 a 8 de outubro, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mais de 30 artigos serão apresentados no evento, divididos nas seguintes categorias: "Jornalismo, cidadania e representações sociais", "Experiências de produção jornalística", "Transformações do jornalismo e nuances da cobertura midiática", "Jornalismo, mídias digitais e debates públicos", "Produções jornalísticas e variações editoriais" e "Análises da cobertura midiática". Confira a programação completa: 

UEPG, Ponta Grossa/PR, 6 e 7 de outubro de 2014 

Apresentação

O XII Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo (EPPJ 2014), promovido pelo Departamento de Jornalismo e Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oferece a oportunidade de discutir preocupações e desafios relacionados ao campo do Jornalismo, por meio da consolidação de um espaço acadêmico para exposição e debate de ideias, estudos e projetos.

Estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa compareceram, no último sábado (26), ao XI Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo (EPPJor). O evento aconteceu na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) - Campus de Guarapuava e reuniu pesquisadores das principais universidades do Paraná que apresentaram trabalhos na área da Comunicação. O curso e programa de mestrado em Jornalismo da UEPG apresentaram mais de 20 trabalhos.

O X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo, promovido pelo curso de Jornalismo e pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oferece a oportunidade de conhecer algumas preocupações e desafios relacionados ao campo jornalístico, por meio da criação de um espaço para exposição de ideias, estudos e projetos.

O Encontro ocorre desde 2003 e conta com apresentações de trabalhos sobre diversas linhas de pesquisa da área de comunicação. Todos os anos são apresentados cerca de 40 trabalhos, entre eles artigos, projetos, trabalhos de iniciação científica e de extensão. Acadêmicos e professores de diversas instituições possuem, por meio deste evento, a oportunidade de apresentar e discutir suas pesquisas, contribuindo para o fortalecimento e a difusão da produção acadêmica em Jornalismo.

Em 2012, o Encontro acontece como evento paralelo à XXI Semana de Estudos em Comunicação, promovida pelo Departamento de Comunicação da UEPG (22 a 26 de outubro de 2012).

Coordenação: Karina Janz Woitowicz

Comitê Científico: Dr. Denis Renó Porto, Dr. Emerson Urizzi Cervi, Dra. Karina Janz Woitowicz, Dr. Marcelo Engel Bronoski, Dra. Paula Melani Rocha, Dr. Sérgio Luiz Gadini, Dra. Tattiana Teixeira

PROGRAMAÇÃO

Dia 24/10 (quarta-feira)

13h30 – Pequeno Auditório da UEPG

>>> Sessão 1: Jornalismo e a agendamento temático

A divulgação de informações sobre o câncer de pele no telejornalismo brasileiro – Marcio Vieira Oliveira e Gilma Santos Trindade (UFRG)

O Espetáculo da Natureza: fotojornalismo e o discurso do meio ambiente – Gabriel Ferreira Carvalho (UEPG)

Tribuna do Vale e NPDiario.com: a temática do jornalismo regional do norte pioneiro do Paraná e o agendamento midiático – Afonso Verner, Eduardo Godoy (UEPG) e Ana Paula Soukef (SECAL)

A violência retratada nos jornais locais de Ponta Grossa – Larissa Caroline Canteri, Francine de Carvalho Becher Castro e Laís Franco Ribeiro (UEPG)

Diário dos Campos e Estado do Paraná: Uma análise da cobertura dedicada à eleição para o Governo do Paraná em 2010 – Afonso Verner e Edgar M. Taques Ribas Filho (UEPG)

>>> Sessão 2: Comunicação e interesse público

Mídia alternativa e liberdade de imprensa: a cobertura de Brasil de Fato e Revista Fórum sobre o fim da RCTV – Anderson Lopes da Silva (FACNOPAR/PUC-PR) e Regina Krauss (UEL)

Pirataria e cultura: debate e contextualização sobre a questão autoral nos cadernos de tecnologia da Folha e do Estadão – Fernando Lopes (UEPG)

Jornalismo e o controle social da gestão pública na era da Lei de Acesso à Informação brasileira – Isadora Ortiz de Camargo e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)

A comunicação de Santa Catarina sob o domínio do Grupo RBS – Carlos Alberto de Souza (UEPG)

Cenário de representação política: o papel da mídia na (de)formação do imaginário social – Lucas Eduardo Dantas e Guilherme Barbosa Nunes (UESB)

Amplitude dos portais no debate político na internet: número de comentários e temas da cobertura eleitoral no Portal do Estadão em 2010 – Edgar M. Taques Ribas Filho e Aline Czezacki Kravutschke (UEPG)

Visibilidade dos temas de interesse público: uma análise quantitativa das abordagens na primeira página da Gazeta do Povo – Afonso Verner, Thainá Kedzierski, Aline Czezacki Kravutschke (UEPG) e Emerson Urizzi Cervi(UEPG/UFPR)

Proposta de game acadêmico: ciência e cotidiano combinados para debater objetividade e mediação no jornalismo – Ben-Hur Demeneck (USP)

Dia 25/10 (quinta-feira)

13h30 – Pequeno Auditório da UEPG

>>> Sessão 1: Rotinas profissionais e critérios editoriais no Jornalismo

Adesão ao trabalho jornalístico: uma reflexão sobre labor em diálogo com perspectivas da Sociologia das Profissões – Robson Dias(UNB)

Os critérios de escolha de manchetes nas páginas do Jornal da Manhã – Rafaela Oliveira dos Santos e Marcelo Engel Bronosky (UEPG)

A importância das fontes jornalísticas na editoria política – Gabrielle Rumor Koster e Marcelo Engel Bronosky (UEPG)

Um olhar sobre o interesse do gatekeeper em relação às fontes empresariais em sua interface com as assessorias de imprensa – Rodrigo Kwiatkowski da Silva (PUC-PR)

O elemento humano e as estratégias de humanização nas fotografias do Jornal da Manhã – Aline Jasper e Carlos Alberto de Souza (UEPG)

Imagem em pauta: temáticas e espaço ocupado pelo fotojornalismo no semanário Folha de Irati – Andressa Kaliberda e Carlos Alberto de Souza (UEPG)

>>> Sessão 2: Jornalismo, ativismo e representações sociais

O engajamento de Brasileiros: ativismo em revista – Criselli Montipó e Suzana Rozendo (UFSC)

Jornalismo cívico e TV pública: uma análise da reportagem “Adolescentes em situação de rua” – Flávia Moreira Mota e Mota e Marcus Antônio Assis Lima (UESB)

A Marcha das Vadias no cenário midiático: apontamentos sobre o movimento de mulheres no jornalismo paranaense e nas redes sociais – Crystian Eduard Kühl, Giovana Paganini, Guilherme Schnekenberg, Mariana Lais Tozetto e Karina Janz Woitowicz (UEPG)

Argentinos, uruguaios, paraguaios e suas representações na mídia – Vivian Mendes, Guilherme de Paula Pires, Angelo Stroparo (UNIBRASIL) e Elaine Javorski (UEPG/UNIBRASIL)

Uma nova mulher para ele ler: discursos de feminino e masculino na coluna “Para ele ler” da Revista Nova/Cosmopolitan (2006-2007) – Jamaira Jurich Pillati (UEPG)

Estudo sobre a cobertura do “caso Agda”: as interfaces entre gênero e mídia – Paula Melani Rocha, Diandra Nunes da Silva, Laís Franco e Marina Alves de Oliveira (UEPG)

Aparições de Serra e Dilma nas charges dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de S. Paulo na eleição para presidente de 2010 – Isabela Santos Almeida e Leandro S. Oliveira (UEPG)

Televisão, recepção e consumo: o impacto social da telenovela Rebelde no comportamento de adolescentes – Juliana Buratti Alves (UEPG) e Elaine Javorski (UEPG/UNIBRASIL)

Dia 26/10 (sexta-feira)

13h30 – Pequeno Auditório da UEPG

>>> Sessão 1: Estudos de Comunicação, Cultura e Política

Os 15 anos da Conferência Brasileira de Folkcomunicação a partir das obras fundadoras da área – Kevin Willian Kossar Furtado e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)

Olhares folkcomunicacionais sobre as festas populares: uma análise sobre a religiosidade nos Campos Gerais – Sérgio Gadini, Andressa Elesbão, Jéssica dos Santos Natal, Nábila Fernanda Galvão e Keren Bonfim (UEPG)

As festas populares como objetos da folkcomunicação: uma proposta metodológica de estudo da folkmídia e da cultura popular paranaense – Bianca Machado, Karina Janz Woitowicz e Kevin Willian Kossar Furtado (UEPG)

Retrato cultural de Ponta Grossa a partir da produção literária local – Ana Carolina Moreira Miola e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)

Os Simpsons, aspectos da ideologia e cultura americana – Thiago Floriano dos Santos (Univali) e Carlos Alberto de Souza (UEPG)

O uso do HGPE proporcional em campanhas majoritárias: o horário de candidatos a deputado federal no Paraná em 2006 e 2010 – Ana Cláudia Massambani (UEPG) e Emerson Urizzi Cervi (UEPG/UFPR)

Uma breve análise sobre os temas mais utilizados nos HGPEs das campanhas eleitorais ao Senado em 2002 e 2006 – Cíntia Xavier, Marina Alves de Oliveira, Andressa Paola Eslebão e Edgar Ribas (UEPG)

Eleições municipais: uma análise do uso do twitter pelos candidatos de Foz do Iguaçu e Paraná no período pré-eleitoral – Thainá da Rosa Kedzierski, Afonso Verner, Marina Alves de Oliveira (UEPG)

>>> Sessão 2: Projetos Jornalísticos e Reflexões Extensionistas

Programa Ade passa por mudanças com a finalidade de manter a qualidade (Carlos Alberto de Souza, Paula Melani Rocha, Juliana Spinardi e Thiago Terada – UEPG)

Índice folkcom da presença étnico-cultural em Ponta Grossa na ação jornalística dos projetos Lente Quente e Cultura Plural – Rafael Schoenherr, Luana Caroline Nascimento, André Packer, Gustavo Dornelles e Sérgio Luiz Gadini (UEPG)

Produção de livro-reportagem sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em Ponta Grossa – Laís Franco Ribeiro e Paula Melani Rocha (UEPG)

Estratégias de divulgação para o Portal Comunitário – Melissa Cristina Eichelbaun, Aline Czezacki Kravutschke, Guilherme Artoff e Cíntia Xavier (UEPG)

A importância da participação dos leitores do Portal Comunitário: um espaço de interação e exercício da cidadania – Temitope Jane Aranisola, Kauanna Mendes e Karina Janz Woitowicz (UEPG)

A programação do X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo (EPPJor) já está disponível. Serão 40 trabalhos apresentados durante os três dias do evento (24 a 26 de outubro), do Paraná, Bahia, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo, promovido pelo curso de Jornalismo e pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oferece a oportunidade de conhecer algumas preocupações e desafios relacionados ao campo da comunicação, por meio da criação de um espaço para exposição de ideias, estudos e projetos.