Parceria com projetos de extensão une conteúdos produzidos pelos alunos do terceiro ano, na disciplina de Telejornalismo, com matérias culturais, feitas em um bloco temático pelo Programa ADE!. Toda semana, as pautas são pensadas e produzidas para ir ao ar nas segundas-feiras.

A rotina do jornalismo televisivo já virou realidade para os alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde o mês de setembro. A atividade faz parte da disciplina de Telejornalismo. Com uma proposta de integração entre programas de extensão, o programa traz um o bloco do Programa Ade!, desde  a primeira edição, o qual apresenta conteúdo cultural e de comportamento.

O Correspondente dura cerca de 15 minutos, incluindo os quatro minutos do bloco cultural. Os alunos aprendem todas as funções, desde a produção de pauta e  reportagem, até a edição e apresentação. “Está sendo bem bacana a produção, e pretendemos trabalhar no programa até o dia 28 de dezembro deste ano”, explica a professora de Telejornalismo, e coordenadora do Correspondente, Camilla Tavares. Os alunos produzirão 12 programas, no total.

Quem produz o bloco do Ade! são quatro estudantes, também do terceiro ano. São feitas  reuniões de pauta toda primeira quarta-feira do mês, com planejamento de produção. O programa Ade!, a partir deste ano, passa a funcionar apenas em parcerias com outros projetos, ou na cobertura de grandes eventos, como FUC e Fenata, explica a coordenadora do Ade!, professora Paula Melani Rocha.

Rotina

Os alunos são divididos em três turmas e, em cada semana, cada equipe edita e grava as matérias. As equipes têm duas semanas para produção de pauta e apuração da notícia. O programa vai ao ar no YouTube todas as segundas-feiras. O Correspondente Local está disponível em seu canal, e vai ao ar todo sábado, na TV Comunitária, canal 96.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar