Grupo de pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação agora contribui com as atividades do Cultura Plural

 

No início deste ano, foram definidas algumas mudanças na estrutura curricular do curso de Jornalismo. Uma dessas modificações está relacionada ao modelo operacional dos projetos, que funcionariam de forma integrada. Dos projetos que adotaram tal medida está o grupo de pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, que, desde junho, passou a contribuir com as produções jornalísticas do projeto extensionista Cultura Plural.

 

 

De acordo com a coordenadora de ambos os projetos, a professora Karina Janz Woitowicz, essa integração fortalece a extensão e a pesquisa. “Os professores que atuam na extensão dialogam com o grupo de pesquisa, de modo que a integração seria uma forma de otimizar os encontros realizados e também mostrar que a pesquisa contribui com a extensão, e vice-versa”, explica Karina.

Além disso, segundo a coordenadora, vários estudantes participavam de ambos os grupos, o que favoreceu essa aproximação. Por conta disso, as atividades dos projetos foram mantidas como, por exemplo, a discussão sobre pauta e produção em cultura, leitura de textos e encaminhamentos de pesquisas.

Bolsista do grupo de pesquisa em Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, Matheus Dias destaca a maior diversidade de ideias e discursos com a mudança. “Existem mais pessoas para discutir pautas para o projeto, já que estamos falando de temas que conversam”, afirma o bolsista.

Karina conta que, hoje, o Cultura Plural além de trazer matérias factuais sobre a cultura na cidade, produzirá um mapeamento gastronômico de Ponta Grossa, com base no referencial da Folkcomunicação. “Assim, a ideia é que refletir sobre o tema em questão, fundamentando teoricamente, para que as reportagens possam incorporar um olhar diferenciado sobre as práticas culinárias”, enfatiza. De acordo com a coordenadora, essa é uma das iniciativas propostas a partir dessa integração.

As reuniões dos projetos Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Cultura Plural acontecem quinzenalmente às terças-feiras.

Para ler as notícias do Cultura Plural, acesse aqui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar