Feirantes (da AFESOL) vão expor produtos artesanais durante II Fórum Sul-Brasileiro, que acontece entre 26 e 27 de abril, na UEPG.

 

A Associação de Feirantes Solidários (Afesol), fará parte da agenda cultural do II Forúm Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo, que se realiza do campus central da UEPG, entre os dias 26 e 27 de abril. Constituída em 2011,  a Afesol oferece produtos e alimentos artesanais, resultado do esforço de trabalhadoras engajadas no Movimento da Economia Solidária, atuantes nos Fóruns paranense e regional de Economia Solidária.

O projeto faz parte da incubação da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL), um programa de extensão da UEPG, via Pró-reitoria de Extensão (PROEX). O técnico em Economia Solidária da IESOL, Alnary Rocha, enfatiza que o trabalho da associação é gratuito e, dentro da extensão universitária, envolve alunos, professores, técnicos e voluntários, que totaliza 10 trabalhadoras e um trabalhador.

Rocha afirma que, em todos os projetos que a Incubadora agrega, se preza a consolidação dos grupos de trabalhadores constituídos em associações e cooperativas, através de formação educacional em Economia Solidária, que tem como princípios a autogestão, comercio justo, consumo solidário e consciente.

Segundo Francisco Salau Brasil, técnico reponsável pela AFESOL, os encontros com a IESol são quinzenais para organização de atividades e, inclusive. E outra atividade que os associados participam é a Feira de Trocas, que ocorre todo mês na UEPG.

Durante os dois dias de Fórum, a AFESOL oferece produtos como sabonetes, panos de prato, bolsas caixas de madeira decoradas, gorros, bolsas, bijuterias, etc. Tudo é artesanal, inclusive há uma nova produção a partir de lona reciclável. Na alimentação, tem pasteis, salgados, doces e sucos naturais.

Informações: Fone: (42) 3225 0736. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar