Do prato chinês às tapiocas nordestinas. É possível encontrar variedades gastronômicas em Ponta Grossa. Esta é uma aposta de estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que organizaram, no final de 2012, o Gastronomia de Ponta – um guia da culinária pontagrossense.

 

A ideia, criada a partir de uma editoria do projeto Crítica de Ponta, se transformou em um caderno, que reúne opções variadas para quem visita a Cidade, pela primeira vez. Mas, o projeto vai além: "funciona também como um guia de crítica (jornalística)", assegura o coordenador do projeto, Sérgio Gadini.

Através de um olhar crítico, os estudantes selecionaram pontos da cidade que propiciam variados tipos de alimentação. Higor Lima, por exemplo, escolheu como objeto de crítica o pão de queijo panini. Segundo o estudante, a preferência se deu em razão do tipo de pão de queijo, que é um produto diferenciado, na Cidade.

Embora não contemple todos os locais da cidade, o livro é plural, de acordo com Higor. “Pode ser pouco representativo pela quantidade de opções, mas não deixa de ser expressivo”, afirma o estudante. No guia, o leitor encontra, além das críticas referentes aos diversos pratos, locais onde essas opções são ofertadas.

Durante o II Fórum Sul- Brasileiro de Professores de Jornalismo, uma versão atualizada do guia será distribuída aos participantes para que conheçam os gostos e sabores. Fique ligado! O lançamento, com edição limitada, vai circular durante o II Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo, que acontece no Campus Central da UEPG, em Ponta Grossa, entre os dias 26 e 27 de abril de 2013.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar