Pesquisador apresenta, dia 27 de abril na UEPG, dados de um inédito estudo nacional sobre a identidade dos profissionais da mídia

O jornalista e professor Samuel Pantoja Lima da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC), e professor visitante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é o palestrante que vai encerrar o II Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo, no Campus Central da UEPG, neste final de semana (26 e 27 de abril/2013). Samuel propõe uma reflexão acerca dos dados da pesquisa realizada desde 2011 sobre o perfil dos jornalistas no Brasil.

Trata-se de uma ampla pesquisa realizada durante 2 anos (desde 2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O projeto contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).  

Sob a coordenação geral de Jacques Mick e os coordenadores  Alexandre Bergamo e Samuel Lima, a equipe contou com o trabalho de 15 bolsistas – 10 estudantes e graduação, três de mestrado e dois de doutorado do PPGSP/UFSC, além de diversos outros acadêmicos voluntários.

 Segundo Samuel Pantoja, o objetivo foi contribuir com uma série de investigações que têm estimulado novas percepções sobre a identidade profissional dos jornalistas no país, permitindo a revisão de teses sobre a categoria formuladas nas décadas anteriores.

O II Fórum Sul-Brasileiro acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos dias 26 e 27 de abril, em Ponta Grossa (PR). A mesa de encerramento está programada para as 19 horas do sábado, dia 27/04, no Grande Auditório da Reitoria (campus Central). A entrada é aberta a todos interessados. Na UEPG, o evento conta com  o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEPG, Fundação Araucária de Apoio à Pesquisa (da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia/SETI), do Jornal da Manhã, dentre outros grupos e entidades apoiadoras.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar